Brincadeiras para chá de cozinha/chá bar

No próximo sábado, será o chá de cozinha da minha cunhada. Será com meninos e meninas. Aproveitando que eu também não sei exatamente como funciona um chá de cozinha, fiz uma pesquisa na Internet para buscar opções de brincadeiras (várias eu não gostei muito, por isso não coloquei aqui).

Brincadeira do vídeo
Fazer uma entrevista filmada com o noivo perguntando detalhes sobre o namoro deles, como se conheceram, quais suas preferências, manias, casos engraçados. Durante a festa coloca o filme e vai perguntando para a noiva sobre o que ele falou. Então, pausa o vídeo para que ela possa responder. Exemplo: qual a comida que ela mais gosta? Quando ele for responder, interrompem o filme e a noiva deve responder. Aí coloca a fita para rodar novamente e conferir a resposta do noivo. Se ela acertar, está liberada e se errar ela deverá fazer alguma performance. As participantes também podem ser selecionadas e participarem do “castigo” com a noiva.

Brincadeira do “Adivinha quem deu?”
Essa brincadera é bastante comum e consiste em fazer a noiva adivinhar quem deu determinado presente e o que está dentro do pacote. Cada vez que erra, tem uma “punição”, que pode ser escolhida na hora, pelas participantes ou sorteada, já preparadas em pequenos papéis. Use coisas criativas e mais educadas, como por exemplo, citar algum filme, determinada cena ou imitar algum animal, citar cinco casais famosos, tipo Charles e Camila, Tarcísio e Glória entre outros. Tirar peças de roupa já está muito antiquado e não é de bom gosto. Se a noiva acertar, quem leva o “castigo” é a dona do presente.

Contar a história do casal
O casal deve contar sua história desde quando se conheceram. O legal é ir alternando, cada um conta um pouco da história do casal. O que fará isso se tornar uma brincadeira é fazer com que ao contar a sua história eles tenham que usar palavras totalmente fora de contexto. Quem estiver organizando a brincadeira deve levar uma série de plaquinhas com essas palavras e mostrá-las ao casal enquanto estiverem falando. O casal deve usar as palavras mostradas no meio da história.
As palavras a serem mostradas devem fazer com que a história fique engraçada ao ser contada. Vai da criatividade de quem estiver organizando, mas pra ajudar, seguem algumas sugestões:

  • Fralda
  • Xícara
  • Caneta
  • Livro
  • Papel higiênico
  • Concha
  • Rádio
  • Poste
  • Quadro

Questionário
Alguns dias antes do chá-bar a organizadora faz um questionário com a noiva e outro com o noivo. A noiva deve responder sobre si, suas preferências e o noivo sobre ele.
No chá-bar, o desafio é ver quem realmente conhece o parceiro. O questionário que foi respondido pela noiva será perguntado para o noivo e vice-versa.
Para cada resposta certa, eles ganham o direito de abrir um presente. Se errarem, pagam um castigo.

Sugestões de perguntas para o questionário:

Qual é a sua altura?
Qual seu prato preferido?
Que roupa usava quando se viram pela primeira vez?
Qual foi o lugar que se viram a primeira vez?
Que dia e em que lugar vocês decidiram se casar?
Que qualidade mais admira no outro?
Qual foi o primeiro lugar que saíram pra jantar?
Qual foi o primeiro presente que ganhou dele (a)?
Dos presentes que ganhou dele (a), qual você mais gostou?
Qual é a sua marca preferida?
Qual foi a primeira escola que você estudou?
Qual a bebida que ele mais gosta?
Que tipo de roupa ele mais gosta que você use?
Qual o tipo sangüineo do seu noivo?
O que seu noivo mais gosta em você?

Teste do tato
De olhos vendados a noiva deve adivinhar entre quatro homens qual é o seu noivo. Depois é a vez do noivo adivinhar entre quatro mulheres qual é a sua noiva.
Pra dificultar a identificação é legal disfarçar todo mundo. Pode-se colocar um boné ou gorro, trocar a blusa ou casaco. Também pode-se fazer em duas vezes e na primeira não se coloca a noiva ou o noivo.

Castigos
Os castigos a serem cumpridos pelos noivos caso não cumpram a prova podem ser sugerido pelos amigos. No início do chá-bar, antes das brincadeiras começarem, cada amigo pode escrever num papel a sugestão de um castigo.

Conselhos matrimoniais
Dê papel e caneta para cada convidado e peça para que eles escrevam conselhos matrimoniais para que os noivos (as mulheres para a noivo e os homens para o noiva) leiam em voz alta. Os amigos sempre capricham nos conselhos e pode ter certeza que todo mundo dará boas risadas com as sugestões!

Quiz
Em chá-de-cozinha, costuma-se fazer o vídeo-quiz. Como aqui ambos estão presentes, é possível fazer o quiz ao vivo. O objetivo desta brincadeira é testar quanto a noiva conhece o noivo – e vice-versa. Faça uma lista de perguntas sobre a vida de cada um, incluindo desde eventos “memoráveis” até preferências. Ex.: “Onde ele(a) se formou no 1º grau?”, “Qual o prato preferido dele(a)“, “Qual é a música ‘de  vocês’?”, etc. Ao fazer a pergunta para a noiva, o noivo deve escrever a resposta correta a seu respeito em uma lousinha (ou papel). Quando a noiva der a sua resposta, o noivo mostra o que havia escrito. Intercale perguntas para cada um. E a cada erro, a pessoa paga um castigo.

Álbum de Fotos
Peça para que cada convidada leve uma foto dela com a noiva. Compre um belo álbum de fotos e peça para que cada convidada cole a foto dentro e escreva a história por trás dessa foto. Com certeza o álbum completo será um dos presentes mais valiosos da noiva.

Adivinhação
Nessa brincadeira, a noiva tem de adivinhar o presente tocando-o com os olhos vendados. Se errar, paga uma prenda (pintar as unhas do noivo com olhos vendados, chamar vizinho para a festa, declaração de amor com sotaque, com voz de criança…).

Fontes: Bem Paraná, Noividades, Constance Zahn, Dicas para Casamento.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s