O trabalho do fotógrafo

Uma das coisas mais importantes pra mim no casamento é a fotografia. Antes mesmo de definir como seria o meu casamento, eu já sabia que queria um bom fotógrafo (leia-se: talentoso, criativo, sensível, com um trabalho de luz bonito), ainda que caro. Se reparar lá atrás, em um dos primeiros posts, eu já falo em fotografia ( e em fotógrafos). E estávamos ainda em julho, agosto (decidimos que stava na hora de começarmos a ver os preparativos para o casamento em JULHO)…

O trabalho do fotógrafo é registrar momentos para a posteridade. Para que possamos nos lembrar como foi aquele dia.

Não sei se já confessei em algum momento que nunca fui chegada a casamentos (esse é um gosto recém-descoberto, mas que virou uma PAIXÃO – e culminou em um blog), por isso minhas grandes referências são de blogs e revistas. Mas juro que me emociono toda vez que vejo uma foto que transmite emoçao, carinho, sentimento. Quando leio o que significa cada um dos detalhes da festa… E vejo que determinado objeto está posicionado naquele ambiente por um motivo específico me deixa encantada. E acho que capturar este momento, o espaço, a disposição dos objetos dentro do ambiente e as pessoas se movimentando dentro disso tudo é um trabalho muito bonito. E que requer atenção, sensibilidade e muita competência.

Em revistas principalmente é possível ver a diferença entre os profissionais do setor de fotografia de casamento. Fui uma vez a uma palestra sobre o assunto, com vários fotógrafos (profisisonais dos bons: Fabio Laub, AnnaQuast, Fernanda Scott… todos do Bouquet de Fotos – sobre o evento você lê aqui) e eles diziam que não é que exista um profissional ruim é que ele não é adequado ao seu (noiva) estilo de fotografia (ouvi isso quando estava na faculdade: não existe programa ruim, existe programa inadequado para a audiência – ahã!). Bom, eles que me desculpem, mas tem muita gente tentando fazer fotojornalismo, por exemplo, que não tem a menor capacidade para tal. É  só olhar os anúncios destas revistas. E o que é pior é que muitas vezes eles cobram muito!!!

Mas tudo isso é pra contar que hoje de manhã fiquei visitando alguns blogs de fotógrafos. Varios deles estão aí ao lado, na galeria de links. Pra quem não viu, vale a pena! É ótimo para inspiração (de fotos, de decoração, de penteado, de maquiagem – a Sharon, que também é fotógrafa, descobri eu em outro evento, no Sal a Gosto, estava com um olho preto LIIIINDO feito pela Martha Noronha, da Puntuale, em seu próprio casamento. Antes de eu saber quem era, já estava em minha lista de referências para maquiagem).

Acabei por fazer uma lista com alguns dos meus profissionais mais admirados. Sem ordem de preferência, cá estão eles:

Danilo Siqueira (Let’s Fotografar) – descobri hoje que ele não fotografa casamentos há muito tempo. Começou no ano passado com um convite da Fernanda (da dupla Fernanda & Sharon), mas o trabalho dele é lindo! A luz é um espetáculo!

Junia Lane – descobri hoje que ela é do Rio (e utiliza a luz natural muito bem), mas o trabalho dessa menina é muito bonito, principalmente em e-session (parecem fotos gringas) e fotos de elementos que compõem a festa (mesas, detalhes de decoração, buquês). Outra coisa: ela é perfeita para fotos com crianças, fotos da família… Parece que ela vai casar em breve. Bom pra eu decobrir quem será a fotógrafa dela.

Fernanda & Sharon – o trabalho delas já é lindo e elas são muuuuuuito simpáticas. Conheci, como disse há pouco, no Sal a Gosto. Fiquei encantada! A Sharon casou no ano passado e a fotógrafa dela eu não lembro quem foi, mas não está na minha lista (vou pesquisar novamente pra ver quem foi e atualizo aqui).

Marcia Piveta e Vladimir Nacci (MV7)- foi a segunda pessoa a quem pedi orçamento. Em julho. Foi super simpática. Já ganhou diversos prêmios com fotografia de casamento, graças, na maioria das vezes, aos ângulos e efeitos inusitados (quando você vê uma foto da Marcia, você sabe que é dela. Ainda que seja do Vladimir). As fotos deles de Igreja são as mais lindas do mundo! Inclusive uma da Capela da PUC foi a responsável por me fazer querer casar por lá. Conversei com ela, que foi super simpática no telefone e ainda me deu uma DICA IMPORTANTÍSSIMA (que vale ser memorizada): cuidado com empresas de fotografia. Você pode contratar a empresa por ter visto fotos de um fotógrafo e eles podem mandar outro completamente diferente. Por mais que parecesse papo de vendedor na hora, li em diversos lugares (que nada tinham a ver com fotogrfaia) a mesma coisa. Portanto, o meu muito obrigada à Márcia. Ah, O Vladimir é o marido).

Ricardo Büchner – o trabalho dele é ESPETACULAR! Não preciso dizer mais nada. Só que ele é de Campinas e cobra um pouco a mais para fazer casamentos em São Paulo. O que dificulta (para mim) um pouquinho.

Uma pequena retificação: o Ricardo, super gentilmente, enviou  um comentário corrigindo a informação. Ele não cobra taxa alguma para fotografar em São Paulo. A taxa é cobrada, sim, para localidades que estejam a um raio de 100km de Campinas, o que, portanto, exclui São Paulo (como expliquei a ele, e repito aqui, fiz uma pesquisa no Google e constou uma distância superior – concluí que…). A cobrança do deslocamento e hospedagem é super comum neste segmento quando há uma distância considerável a ser percorrida- impossível ser mais junto, né?  Peço desculpas ao Ricardo, sou fã do trabalho dele, como já coloquei aqui em cima. Imaginei que, como consta nos comentários do post a correção, as pessoas leriam. Mas é muito importante deixar a informação aqui no texto também.

Ricardo, obrigada pela correção. Deixou noivinhas paulistanas aliviadas!!!

Fabio Laub – vi vários álbuns dele no Bouquet de Fotos. Todos muito bonitos. Foi ele que fez o casamento da Fernanda Floret (do Blog Vestida de Noiva).

Anna Quast – mega simpática, pequenininha (just like me – ou nem tanto) agitadíssima! Estava completamente sem voz no evento e não parava de falar, de dar dicas… muito legal! O trabalho é lindo e está sempre na revista Inesquecível Casamento.

Edu Federice – o trabalho dele é maravilhoso. As fotos são tão lindas que fica super difícil escolher só quatro. Aliado a isso, eles também fazem vídeo. E são bem interessantes os vídeos (mas este assunto é para um outro post).

Juliana Mozart – outra que faz um trabalho liiiindo. Descobri graças ao ensaio “Brides Just Want to Have Fun”. Em que estavam ela, o Edu e a Marcia fazendo ensaios com os mesmos noivos (vencedores de uma promoção muuuuuuito legal!!! – invejinha…) e a mesma locação***.

***Ah, só por curiosidade: os noivos do ensaio dispensaram o fotógrafo contratado e contrataram a Marcia e o Vladimir para o casamento deles – tá bom pra você?

E pra matar a curiosidade de quem não viu e pra quem viu lembrar como foi, o vídeo Brides Just Want To Have Fun do Valmyr Tavares e algumas das fotos do ensaio no blog Vestida de Noiva.

8 comentários sobre “O trabalho do fotógrafo

  1. Obrigado por me incluir em sua lista!
    Agradeço também o seu elogio ao meu trabalho!
    Só uma correção: Não cobro a mais para fazer casamentos dentro de um raio de 100km de Campinas (o que inclui SP e muitas outras cidades). Ou seja, é o mesmo preço que um casamento em minha cidade.
    Muito obrigado e precisando de material, estou à disposição!
    Ricardo.

    • Fico feliz por ter entrado no blog. Joguei no Google Maps e a distância foi maior que 100 Km, por isso concluí que houvesse o acréscimo (só pra deixar registrado: acho mais do que correto e merecido o valor cobrado. É cansativo e exige muito talento apresentar um trabalho tão bom como o de vocês todos que eu, por opinião própria e sem qualquer conhecimento técnico, incluí aqui.
      Agradeço a correção e fico feliz por ela.
      Abs.

Deixe um comentário

