O grupo de noivas do Facebook

É muito engraçado como as coisas acontecem hoje em dia, viu? A Internet é responsável por mudanças tão bruscas em nossas vidas. Falo isso porque hoje estava conversando com um tio, irmão do meu pai, sobre casamento.

Já contei que nunca fui muito chegada em casamento. Nunca sonhei com isso, na verdade. E minha relação com casamentos sempre foi distante. Por isso, quando comecei os preparativos para o meu próprio casamento eu não sabia nada. E tive que pesquisar. Muito.

Não sei se foi o primeiro, mas um dos primeiros blogs que descobri foi o Vestida de Noiva, da Fernanda Floret. Foi meu guia quase que espiritual por bastante tempo. Tempo suficiente para eu ler inteirinho, desde o seu início. Achava o máximo o que era postado ali. Até porque desconhecia qualquer coisa relacionada a casamento. Tudo era novidade. Logo na sequência, foi o Toda de Branco, da Georgia Nog. Achei ainda mais interessante que o primeiro. Li de ponta a ponta. Mas hoje em dia quase nada é postado. E não tem mais tanto significado pra mim. Aos poucos, fui descobrindo mais coisas sobre casamento. Sabendo quem era quem. Quais fornecedores eram top, quais eram puro marketing… Fui ao ExpoNoivas e descobri que há muita coisa neste universo de casamento. Descobri que existe bolo fake (“heim?”, foi o que falei imediatamente para o mocinho que estava tentando fazer com que eu locasse um bolo fake. “120 reais para alugar um bolo de isopor?”, foi a minha segunda reação, sem censuras).

Descobri como são os convites, do que eles são feitos. O que está na moda. Valores. Isso em agosto de 2010.

2010, na verdade, foi um ano de descobertas. De início de pesquisas. De choro. Muito choro. Porque achava que seria impossível fazer qualquer coisa. Porque tudo era muito caro (e é mesmo!). Porque tinha acabado de descobrir que meu sonho era casar. Eu só não sabia. E a única coisa que eu tinha era um vestido.

2011 foi um ano de realizações e descobertas ainda mais saborosas. Foi o ano em que eu agendei meu casamento. E comecei a concebê-lo de forma real. Fechamos Igreja, Salão, Buffet, Foto, Dia da Noiva. Nada mais. Mas tudo já era planejado. Ainda era meio irreal. Porque eu tinha que falar outubro do ano que vem. Outubro de 2012. Mas eu já tinha cores, estilo, local, ideias.

O único problema é que eu não tinha com quem conversar. Já estava ficando tão complicada a situação que nem minha mãe queria falar comigo (ok, eu exagerava!). Eu não tinha espaço para falar com as pessoas próximas a mim porque ninguém era noiva. Ninguém me entendia. Ninguém enxergava o quanto isso tudo é importante pra mim. Tudo bem que quando eu menciono “falar”, eu quero dizer “falar muuuuuuuito”. Tenho plena consicência de que pesei muito. Forcei bastante mesmo. Mas eu tinha tantas ideias e não tinha com quem compartilhar.

Não. Não foi aí que nasceu o blog. Ele é anterior. De 2010. Mas foi em janeiro que eu fiz a transferência para a WordPress (antes estava hospedado no Uol e era uma porcaria) e comecei a juntar inspirações. E montar o meu diário virtual. E foi em julho que eu comecei a levar isso aqui mais a sério. Não com posts diários. Até porque o dia-a-dia não permite muitas vezes. Mas com frequência maior, digamos assim. E eu senti a diferença. Na quantidade de leitura diária. Na quantidade de comentários. Que é pequenininho, confesso. Mas se parar para pensar que este blog foi concebido para ser um diário virtual, sinto-me realizada com a quantidade de visitantes. E agradeço a cada um. Espero que as informações aqui postadas (e posso garatir que coloco aquilo que acho que pode ser importante, de alguma forma, para a concepção do meu casamento) sejam úteis para outras noivinhas também.

2011 foi também o ano em que eu descobri uma coisa inacreditável. Que parecia surreal mesmo. E para mim, uma noiva meio neurótica, ansiosa e cheia de vontade de aprender coisas diferentes e trocar ideias com outras pessoas, me vi em um paraíso. Um grupo fechado de meninas, todas noivas, dos mais diversos lugares do país (e algumas do mundo!), dispostas a trocar experiências, inexperiências e informações. Tudo sobre casamento quase 24 horas por dia! Porque tem que dormir. Caso contrário…

E foi assim que eu viciei. Juro! Posso até não escrever e participar o dia inteiro, mas olho, visito e leio as novidades o tempo todo. Adoro poder contribuir, ajudar de alguma forma. E é muito legal ver que, assim como eu era em 2010, tem um monte no mundo… Meio perdida mesmo… que nem sabe por onde começar. Mas que já está mil passos à minha frente (em relação àquela fase da minha vida) porque descobriu logo de cara um grupo de meninas, amigas, que não só a compreende como também está disposta a ajudar. Sem cobrar por isso.

Acho muito legal esse grupo. Muito mesmo. Me divirto com alguns comentários, me emociono com fotos e vídeos, fico nervosa junto com a proximidade dos casamentos. E o que é mais legal é que é um grupo que só tende a crescer. Lógico que muitas das meninas vão casando e acabam ficando sem muito tempo para visitar todo dia (e acredito que até um sem tanta paciência para o assunto – deve ser igual vestibular, prova da OAB, concurso, TCC: aquela baita pressão psicológica na época e depois você não enxerga tanta dificuldade assim… Tudo bem que eu generalizei. Mas pensa depois de 10 anos: você dá uma desencanada mesmo, afinal, já foi e você conseguiu! Tipo problema de adolescente: maior tempestade em copo d’água…). Mas outras chegam. E aquelas que casaram pelo meio do caminho contam como foi a experiência delas e assim vai.

E tudo isso nem sei exatamente como começou, mas eu queria fazer um post que agradecesse pelas muitas ideias, várias dicas e constante apoio. Mesmo que ninguém perceba é assim que eu me sinto: grata por tudo. E se 2011 acabou e eu nada disse, é isso: este é um balanço do ano que passou e um agradecimento. Porque se eu tenho ideias e inspirações e tenho com quem compartilhá-las, este grupo é, de verdade, grande responsável por isso.

Por isso, fiz uma seleção de algumas inspirações que vieram ao longo dos meses, em ordem (quase) cronológica. Coisas de casamentos que já foram, ideias que surgiram no grupo, dicas que enviaram, ajudas que foram dadas ao longo do tempo. Não é tudo, claro. Mas é um bom começo.

Emanuelle e seu noivado (tudo bem que eu tinha visto as fotos no Toda de Branco, antes mesmo de o grupo existir, mas ela está no grupo, por isso entra aqui. A delicadeza da decoração é um espetáculo. O baleiro vintage. Os saquinhos para doces coloridinhos. A cortina de fitas. Os vasinhos pequenos com flores. As letrinhas no topo do bolo. A mala antiga. Tudo muito lindo!)

Tete S. e sua mesa de doces (olha o voil atrás que coisa mais fofa! Os recipientes dos doces. E o buquê de algodão da Janete Pimenta? A coisa mais linda!)

Angela M. e seu vestido de noiva comprado em site gringo (compra realizada com sucesso!) e seu sapato laranja.

420840_3628461522084_83225509_n

Meu sapato de paetês dourado da My Shoes (não fosse o total apoio das meninas, não teria comprado. Achei muito à época. Hoje em dia, não conseguiria usar outro sapato no “meu” dia)

foto-9711111-1

Carolina Drummond e a ideia de fazer o convite sozinha (juro! Nunca achei que conseguisse fazer. E ele está tomando vida…)

Sammia Ferreira e as letrinhas no sapato (meu sapato ficou tão lindo, mas eu esqueci na casa da minha avó. Depois coloco).

Flavia Z. e as sandalinhas brancas da Via Top (que eu comprei junto com a Raquel D. e com a Flavia P.) e os saquinhos brancos para as lembrancinhas e a mesa, no salão, com a foto da cerimônia de casamento (que tinha acabado de acontecer!)

20120112-040902.jpg

A Luciana P.F. e sua mesa de recados maravilhosa.

Raquel D., as biciletinhas, a plaquinha de bem-vindos e os pratos para doces. Além disso, acrescento os porta-retratos com palavras e letras em MDF (liiiiiiiiindos!!!) que vi nas fotos do casamento e coloquei correndo na minha pastinha de referências.

20120110-002809.jpg

20120110-002852.jpg

Laís V. e sua bicicletinha

Maria Carolina B., seu buquê (que ela viu aqui e tomou coragem para fazer – e eu ainda mais para continuar, a partir do resultado que ela teve! Ah! E alguns dos acessórios que ela usou eu também comprei!) e a dica da Camaal Woods (que me fez ter vontade de ir atrás das palavrinhas de MDF)

379807_292287317478135_1254694170_n

Camila P. e sua photo booth com backdrop de fitas (que me encorajou a fazer a minha, que deu dicas e fez com que eu tivesse certeza de que um casamento diferente é possível, sim, e fica lindo!) e os cestos com flores simples e lindaaaas

17 comentários sobre “O grupo de noivas do Facebook

  1. achei lindo o seu post! e me identifiquei tanto com ele, desde da parte de descobrir que seu sonho era sim casar, as dificuldades que foi encontrando, o quanto o grupo te ajuda. isso tudo acontece comigo hoje. e olha que legal: hoje sou uma quase noiva completamente perdida, que segue os passos de pessoas como vocêlá no grupo!

    Bjs

    http://ficavaitercasamento.blogspot.com/

    • Oi, Lu! Seu comentário tinha caído no spam e só descobri isso agora! Muito obrigada pelo comentário, viu? Fico feliz por poder ajudar de alguma forma…
      Beijos

  2. Own flor!! Que post mais lindo! Tb adoro o nosso grupinho! Me ajudou muito tb durante os preparativos do meu casório, por isso não consigo deixar o grupo, sempre q posso tento ajudar as meninas q ainda estão noivas e que precisam desse apoio e carinho q só o nosso grupinho sabe dar! Bjo no coração!
    Gi

  3. Sua lindaaaaa. Realmente todas são especiais e fizeram toda diferença nesse momento único. Tenho certeza que seu b-day será perfeito. Você merece. Bjs. Achei tãooo lindo meu casamento aqui #emocionada

  4. Nossa Chris. Poderia dizer que eu tivesse escrito um post sobre essa fase, teria sido exatamente como o seu. Os mesmos medos, ansiedades e a falta de alguém para conversar sobre isso. Afinal, minhas amigas também não eram noivas e não enxergavam a importância desse momento.
    O grupo também me ajudou muito!! Agora temos que criar um grupo para falar da vida de casada! rs bjs

  5. aline Moraes disse:

    Ai gente até chorei, é lindo e tão real este post, me identifiquei, mil vezes!!!
    Chris sua linda, ai tudo de lindo isso

    beijos

  6. Camis disse:

    Casei, mas continuo acompanhando o grupo!!! Ai… fiquei emocionada!!!!!! Pode ter certeza que seu casório será incrível!!!

  7. Que lindo Chris!! Desejo que anseios, desejos, dúvidas e alegrias continuem a ser partilhados por muito e muito tempo.
    Quem diz que o mundo virtual afasta as pessoas não conhece o nosso grupo.
    Parabéns pelo post e continue contando conosco para o SEU lindo dia que será, sem dúvidas, inesquecível!!!
    Beijos

    • Oi, Miriane! Desculpa demorar tanto pra te responder. Eu não faço mais parte do grupo, mas ele se chama Segredo de Noivas. É só jogar na busca do Face. A maior parte das meninas da minha época já saiu do grupo, por isso não sei como ele está. Mas é bom conversar com meninas que estão na mesma fase que você.

      Beijos

Deixe um comentário

