Casei! (E as coisas que me ajudaram durante o planejamento)

Durante o período de preparativos, utilizei muitos recursos para ajudar na minha organização e para buscar inspirações também. Alguns viraram vícios (quase todos). Outros ficaram meio esquecidos ao longo dos meses.

Facebook

Imagina uma pessoa com um assunto único durante dois anos? Imaginou? Então… eu era bem pior. Chegou um momento em nem a minha mãe aguentava mais o assunto casamento. O que me ajudou (e ajudou aqueles que vivem ao meu redor) foi o fato de eu ter achado grupos de noivas com quem eu podia compartilhar o assunto, trocar ideias e parar de encher o saco das pessoas mais próximas nas horas restantes. E, não é porque eu já me casei, não, mas ficar falando sobre o mesmo assunto o tempo todo cansa demais. Os outros.

Google Reader

O Google Reader era a página inicial no meu celular. Ele estava constantemente ao meu lado. aquele tipo de vício que é a primeira e a última coisa que você faz todos os dias. Acompanhei, diariamente, mais de 100 blogs. Do mundo todo. Sem brincadeira. Estados Unidos, Austrália, França, Itália, Alemanha e uns de uns países nada a ver. Que eu nem lembro mais… Estão ainda lá. E, por algum motivo, não consigo cancelar a inscrição. Foram tantas horas de pesquisa. Primeiro para encontrá-los. E depois de encontrá-los, lendo, vendo, copiando… que dá uma cita tristeza de simplesmente deletá-los. Alguns blogs li de ponta a ponta. Alguns odeio agora. Outros sou louca de paixão. E, de verdade, estou me programando para mudar o Google Reader e colocar alguns blogs de Decoração. Mas ainda não consegui.

Pinterest

O Pinterest surgiu na minha vida no começo deste ano (acho). É um banco virtual de imagens. Ótimo para não deixa o seu computador até lento de tanta imagem que você guarda. Atualmente, uso o Pinterest para decoração de casa (acredita?) e os meus “boards” com imagens de casamento continuam lá. Se quiser dar uma olhada, procure por Christiane Teixeira Zboril.

Celular e computador

Meu celular é um arquivo portátil de casamento. Todos as fotos são divididas por assuntos, que, por sua vez, são divididos por pastas temáticas. No computador de casa, a mesma coisa. Tinha pendrives, que ficavam comigo 24h, para salvar novas imagens. Em casa, dividia por assunto e depois atualizava o celular. Perdi muito tempo com isso. Mas foi o que me ajudou em relação às referências. No final, deixei apenas aquelas imagens que tinham a ver com o que eu queria. Por fim, fiz um álbum chamado Inspiration Board. Tentei colocar no meu casamento os elementos que ali estavam. E acho que consegui (assim que tiver as fotos, vou tentar colocar referências x o que de fato consegui fazer). Hoje tive coragem de limpar o Celular. Todas as imagens de referência foram deletadas. Mas continuam no computador.

20121115-221155.jpg

20121115-221200.jpg

Dropbox

A ideia do Dropbox é ótima. Você salva as imagens ali e consegue visualizá-las mesmo sem estar à frente do seu computador. E ainda pode compartilhá-las, sem precisar ficar enviando um milhão de e-mails. Quem me deu esta ideia foi a Camis (Noiva Diferente), que fez minha papelaria. Usamos bastante no início para que ela compreendesse aquilo que eu tinha em mente, o que eu gostava e o que eu não gostava. Depois de compartilhar a pasta, ela separou as imagens que mais gostava e eu fiz o mesmo. A partir daí, fomos desenvolvendo toda a papelaria. Confesso que, depois dessa etapa, raramente olhei para o Dropbox. Mas foi ótimo na época em que precisei dele.

Fichário do casamento

Outra coisa que fiz e que me ajudou bastante foi o fichário do casamento. A ideia eu peguei com a Carolina Drummond, do blog Casando com Economia. Quem me mostrou o dela foi a Mari (foi nosso primeiro contato e, por incrível que pareça, ela é uma das pessoas mais próximas que tenho ultimamente). Separei com divisórias por assuntos. Igreja, Salão, Decoração Salão, Foto, Vídeo, Música Igreja, Música Salão, DIY… e por aí vai. Foi bom porque, ao final, era fácil procurar qualquer tipo de informação. Ali estavam s principais e-mais trocados, os contratos e qualquer outro item que achava necessário. Por exemplo, na parte decoração do salão, coloquei um pedaço do tecido. Na de papelaria, coloquei cardápios e saquinhos que serviriam de inspiração…

Caderninho com regressiva dos dias e tarefas

Durante todo o último ano de preparativos, tive uma planilha de tarefas mensais. Tentei seguir tudo atentamente para que não faltasse tempo para fazer nada. Lógico que eliminei muita coisa no meio do caminho. Não dá. É humanamente impossível conseguir colocar no seu casamento tudo aquilo que você vê nos blogs da vida. Anda mais para quem seguia tanto blog. Mas nos últimos dez dias fiz montei um cronograma m um caderninho que funcionou muito bem. Dividi todas tarefas nos dez dias finais. Sendo que no último só ficou o que era realmente necessário que fose executado naquele dia. Ele foi meu companheiro fiel. Ficou o tempo todo ao meu alcance. E, a cada tarefa executada, lá ia eu grifar e deixar um “problema” pra trás. Isso eu super recomendo.

20121115-220720.jpg

20121115-220724.jpg

20121115-220730.jpg

O blog
Ter o blog, por incrível que pareça me ajudou muito no processo. Escrever sobre aquilo que eu encontrava, guardar links, ideias fez com que eu me ajudasse a visualizar melhor o meu casamento. A gente vê muita coisa e quando eu precisava encontrar algo, ia na busca do blog e lá estava a informação que eu queria.

4 comentários sobre “Casei! (E as coisas que me ajudaram durante o planejamento)

  1. Mariana Ferreira disse:

    Chris… adorei o post com as dicas!
    Vou seguir seu exemplo e tentar fazer um cronograma, pq as minhas coisas andam um tanto perdidas!

    Seu casamento estava lindo. Adorei! Parabéns!!!

    Beijos

  2. Chris, teu casamento foi liiiiindo! e me deu várias ideias..até mandei o link das fotos pra cerimonialista..rs. Ontem li e reli a parte das coisas q não deram tão certo assim, e aprendi mto! adorei a ideia da contagem regressiva com as últimas tarefas a cumprir..acho q vou adotar…rs.
    bjos
    Li

    • Oi, Li! Me ajudou muuuuito o caderninho, viu? Porque eu tive a real noção se estava atrasada ou bem. E geralmente eu estava atrasada, mas como deixei pouca coisa para os últimos dias, deu tempo de fazer tudo.

      Beijos e obrigada!!!

  3. Alyssa disse:

    Parabéns pela iniciativa do blog e todo o carinho no seu casamento! Só achei ele agora, e adorei! Me caso este ano e confesso que sou mais uma noiva solitária, um pouco perdida…rs pesquiso muuito, e estou fazendo muitos DIY, mas adoraria compartilhar com outras noivas e poder falar de casamento o tanto que quero e preciso! rs Vi que você comenta diversas vezes de um grupo de noivas no facebook, mas não acho o link! Ele é aberto para novas participantes??? Obrigada e parabéns novamente! Beijos

Deixe um comentário

