Mais porta-copos DIY

Ainda nesta pegada porta-copos, achei um tutorial (antigo antigo antigo) no blog HWTM que também parece ser bem fácil. Só que é preciso do tal de mod podge, sob o qual já falei por aqui (em algum lugar do passado).

São porta-copos feitos com papel estampado e azulejos. Parece super simples. Mas só tentando mesmo para descobrir.

O material que eles usaram:

– azulejo de cerâmica

– régua

– lápis

– tesoura ou estilete (mas se você tiver uma refiladora, melhor ainda – porque fica mais retinho – ah! e rápido parênteses, dentro do parênteses – a refiladora foi, junto com a cola quente, as duas coisas mais úteis que comprei durante os preparativos!)

– o tal do Mod Podge (que é uma cola para decoupage – que você encontra em lojas de artesanato OU encontra neste link aqui como fazer em casa)

– esponja

– papeis estampados

– feltro ou cortiça

– algo para selar (caso queira usar seus porta-copos no dia seguinte sem se preocupar com nada).

Bom, o primeiro passo foi separar os azulejos e os papeis estampados. Na sequência, eles desenharam o tamanho dos azulejos nos papeis e cortaram com o estilete (como eu disse, eu usaria a refiladora). Mas deixe uma bordinha (ou seja, corte o papel menor que o azulejo).

Na sequência, passaram uma camada de mod podge (com a esponjinha) no lado liso do azulejo e aplicaram o papel centralizado. Para deixar o papel certinho, use os dedos mesmos. Cuidado para não rasgar o papel (por isso, não tente levantá-lo). Espere 20 minutos para secar.

Corte então os quadradinhos para usar na base dos porta-copos (você não quer que eles risquem seus móveis, certo?). Aqui eles usam feltro, mas dá pra colocar cortiça também. Separe.

Aplique mais uma fina camada de mod podge sobre os azulejos (já com os desenhos). Deixe secar por mais 20 minutos. Repita o procedimento cinco ou seis vezes (isso ajudará a impermeabilizar).

Quando seus porta-copos estiverem secos, vire e aplique o feltro/cortiça. Eles utilizaram aquela cola cimento (super novidade para mim, mas joga no Google que você acha – em inglês, é rubber cement – prazer!). Segundo a blogueira, cola branca PODERIA funcionar também. Mas ela não testou.

Deixe secar mais um pouquinho e pronto. Informação importante: você pode usar seu porta-copos no dia seguinte, massss não use nada quente sobre ele. O mod podge demora um mês para secar totalmente. Caso queira usar sem se preocupar, use algo para “selar”. E eu falo selar aqui porque realmente não entendi o que poderíamos usar em português. Mas também encontrei o tal de spray de poliuretano que ela usou no Google (santo Google!).

E voilà

Tutorial completo, em inglês, aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s