Dica boa de limpeza – do tipo para guardar

Ouvi outro dia que dica boa é aquela que deve ser compartilhada. por isso, fica aqui meu depoimento.

Vou confessar que antes de casar não entendia nada de nada. Limpeza, compras, comida… Nada! Aos poucos, estou pegando o jeito. Mas tudo com calma. Por isso, sou louca por dicas domésticas. Tudo o que eu consigo absorver das pessoas vou guardando. Porque um dia pode ser útil.

O Fê já tinha morado sozinho antes de casar. Pra ele, a transição foi muito mais fácil porque ele já teve a experiência de precisar fazer tudo sozinho. Se virar. Comigo não foi assim. Então ainda estou pegando o jeito das coisas. E uma das coisas mais legais de ter que aprender a se virar é tentar alternativas e perceber que elas estão funcionando. O sucesso é algo incrível.

Exemplo? Uma da primeiras coisas que me preocupou foi fogão. Se eu não cozinho, minimamente tenho que aprender a limpar tudo muito bem. E como limpar fogão? A Mari, uma amiga que se casou uma semana antes de mim, me ensinou o jeito dela: ela tem um perfex só para o fogão. Joga detergente neutro, espalha com o perfex molhado e vai tirando o excesso de detergente com o próprio perfex. Lava, passa no fogão, lava, passa no fogão, lava, passa no fogão… Até tirar tudo. Depois, ela passa um pano limpo e seco, também só usado para o fogão. Por mais que isso funcione, dá um trabalho homérico. Ah! E depois ela ainda passa um álcool com cheiro para finalizar. Fiz isso durante uns dois meses. Devido à falta de um jeito mais prático.

A segunda dica que me deram foi uma que eu não gostei, que consiste em comprar um daqueles protetores de alumínio para cada boca do fogão. Porque, na verdade, ao invés de sujar diretamente o fogão, você acaba sujando o alumínio. Depois de um tempo, é só substitui-lo. Mas, sinceramente, não gosto do alumínio no fogão.

E aí que entram as minhas pesquisas. Tinha que existir um jeito mais fácil. Não era possível. Além disso, sempre tem uns cantinhos no fogão que eu não conseguia limpar. Sabe quando queima? Ou então ao redor dos botões? Pois é. Eis que estou na internet e encontro uma dica de uma também recém-casada também em busca de soluções mais práticas. Ela disse ter comprado um produto que realmente trabalhava por ela. Era aplicar, passar um pano seco e voilà. Como tentar não mata ninguém, fui ao supermercado e voltei com um:

20130203-122412.jpg

Bom, preciso informar que comprei o errado. Deveria ter comprado o cozinha, que tem cheiro de laranja. Pelo que entendi, a linha Mr. Músculo tem várias opções. Mas eu não sabia até então.

20130203-122640.jpg

Hoje, finalmente, tomei coragem e fiz o teste. E descobri que amo a Johnson.

Apliquei o produto sobre o fogão, peguei um perfex e espalhei. Percebi que mesmo com o perfex, que é um paninho super fino, conseguia tirar manchas que estavam no fogão há muito tempo, dos queimados que eu havia mencionado antes. Mesmo aquelas que ficam sob a boca da chama. E odeio usar esponja de aço, mas peguei um pedaço pequeno para fazer o teste do esfrega-esfrega e não é que aplicando um pouquinho do produto sobre a mancha e passando beeeeeeem de levinho a esponja de aço tudo fica limpo? Achei impressionante. E, o que é melhor, não estraguei o fogão.

Segundo teste: os botões. Apesar de já ter tentado limpá-los antes, não conseguia tirar toda a sujeira. Ficava meio engordurado ainda. Usei de novo a esponja de aço. Apliquei o produto sobre a esponja de aço e passei de leve sobre a superfície onde ficam os botões do fogão. E em pouquíssimo tempo, tudo estava brilhando, como se fosse novinho de novo. Aproveitei e fiz mais um teste. Pode parecer besta, mas eu não sabia que os botões do fogão saíam… Tirei e ainda lavei na pia, esperei secar, devolvi no lugar e o fogão ainda funciona!

Amei isso! Vou agora comprar os outros produtos da linha pra ver o que fazem…

Mas fica a dica. Ainda que você não precise agora, um dia ela poderá ser bastante útil.

Deixe um comentário

